Let’s make some good noise

A idéia é ver qual barulho surge por aqui. Sejam bem vindos!


re- GRAVANDO!

PhotobucketSemana corrida, nem imaginava muito sobre o que escrever dessa vez…mas aí veio a idéia! Hoje vou falar sobre regravações…

Quando se trabalha com o rock antigo, acabamos por descobrir coisas do tipo: “- Nossa, música é de fulano!!!…Nossa….não fazia nem idéia!”  E é bem isso mesmo…músicas de antigamente são tocadas hoje e nem fazíamos idéia de quão antiga elas são.

Vou dar alguns exemplos…

Em 1936, no filme Swing Time “nascia” a canção que ganhou o prêmio de Melhor Canção Original: “Just the way you look tonight”  interpretada por Fred Astaire, que fazia o personagem de John “Lucky” Garnett. Música essa que foi regravada por intérpretes como: Frank Sinatra, Tony Bennett, Ella Fitzgerald, Michael Bublé, Joey McIntyre, Rod Stewart, Andy Williams, Ray Quinn, Steve Tyrel, Bing Crosby e sua mulher Dixie Lee, Billie Holiday, Chad & Jeremy. Em 1961, o grupo The Lettermen a colocou em 13º lugar na Billboard. E já que o assunto é regravar, achei aqui até uma pequena versão dos Beatles…claro, pelo Mr. Sir. Paul McCartney!

Outra música que me chamou atenção pela regravação foi a “Just a Gigolo”, adaptada por Irving Caesar em 1929 da música austríaca “”Schöner Gigolo”, escrita em 1928 por Leonello Casucci e Julius Brammer. O que eu acho interessante comentar dessa música…é que ela é uma visão poética sobre o colapso e caos vividos na Áustria logo após a 1ª Guerra Mundial. “Just a Gigolo” veio aparecer nas telinhas americanas, em 1931, 1932 nos desenhos de Betty Boop entre outros… Bem, sua versão mais conhecida é a de Louis Prima (ator italiano, trumpetista e cantor) Onde ele mistura a “Just a Gigolo” com ” I Ain’t Got Nobody” (música de 1915,letra Roger Graham e música Spencer Williams). Em 1985, David Lee Roth fez uma versão cover do Medley, com alguns “erros” na letra…mas não chega a fugir muito do orginal.


(Fê, essa é especialmente pra você! Rs…te amo!)

Inclusive, amo tocar essas músicas…nossa! Quer me ver feliz? É só me ver trabalhando com esse bando de músicas antigas…Adoro!

Continuando, porque tem mais por aqui…

Agora essa é de se deliciar, “Louie Louie” é uma música de rhythm and blues composta por Richard Berry em 1956, tornou-se um dos maiores clássicos da história do rock’n roll! Richard Berry & The Pharaohs gravaram-na em abril de 1957 para a gravadora Flip num ritmo de Calypso como simples face B do single “You are my sunshine”.

Essa música foi ignorada no princípio, ninguém realmente dava nada por ela, mas, graças a Deus,  foi “desenterrada” no início da década de 60 por grupos obscuros do noroeste dos Estados Unidos como Rockin’ Robin Roberts & The Fabulous Wailers ou Paul Revere & The Raiders de Portland. Em 1963, o grupo The Kingsmen a regravou e o que não foi de se espantar foi que a música virou hit! Pois é, “Louie Louie” tomou conta do 2º lugar nas paradas musicais!

Bem…e aí “Louie Louie” tornou-se assim um clássico e uma espécie de passagem obrigatória para todos os guitarristas de rock. Houveram tantas regravações desta música que, em 1993, recenseavam-se mais de 1.200 versões diferentes. Centenas de livros e discos inteiros foram-lhe consagrados e até um concerto foi-lhe dedicado para celebrar os seus 40 anos! Pena que isso ocorreu apenas há alguns dias após o falecimento de seu criador, Richard Berry. Vamos ao que interessa…listinha de alguns artistas que regravaram a música por aí:

* Rockin’ Robin Roberts & The Fabulous Wailers
* The Kingsmen, single (1963)
* Paul Revere & The Raiders, single (1963)[1]
* The Kinks, em Kinksize Session (1964)
* The Beach Boys, em Shut Down Volume 2 (1964)
* Otis Redding, em Pain in My Heart (1964)
* The Ventures, em The Ventures a Go-Go (1965)
* Jan & Dean, em Command Performance – Live in Person (1965)
* Bobby Fuller Four
* The Sonics, em Boom (1966)
* The Troggs, em From Nowhere (1966)
* The Sandpipers, single (1966)
* David Bowie
* Ike & Tina Turner
* Frank Zappa
* Grateful Dead
* The Iguanas
* MC5
* Toots & The Maytals, no single Country Road (1972)
* The Flamin’ Groovies, em Still Shakin’ (1977)
* Patti Smith
* The Clash
* Motörhead, em single (1979) (em CD na reedição de Overkill)
* The Kids, em Living in the 20th Century (1980)
* Barry White, em Beware! (1981)
* Stanley Clarke e George Duke, em The Clarke/Duke Project (1981)
* Maureen Tucker, em Playin’ Possum (1981)
* Black Flag, single (1981)
* The Sisters of Mercy
* The Beau Brummels
* Joint de Culasse (grupo do qual fazia parte Manu Chao)
* Purple Helmets, em The Purple Helmets Ride Again’ (1988)
* The Feelies
* Joan Jett, em I Love Rock ‘n’ Roll ’92 (1992)
* Pow woW, em Regagner les plaines (1992)
* The Fat Boys
* The Outcasts, em Battle of the Bands Live! (1993)
* Iggy Pop, em American Caesar (1993)
* Robert Plant, na B.S.O. de Wayne’s World 2 (1993)
* [[The Queers, em Shout at The Queers (1994)
* Howard Stern
* Leper House
* Demi Moore no filme Bobby (2006)
* Operation Ivy

Sou suspeita, deve estar na minha alma rock’n roll, mas adoro essa música desde criança…ela é realmente inspiradora!rs.. Abaixo a versão do Kingsmen…afinal…foi aí que a coisa andou!

Eu teria inspiração para falar de todas as músicas que já foram regravadas por aí…mas teria de ficar escrevendo por horas a fio! Então, vou chegar ao final desse post sem deixar, é claro(mais uma vez!), de comentar dos Beatles! Sim…pra variar! E os caras são realmente top!

Yesterday, música de 1965, embora nos créditos esteja o nome de John Lennon também, ela foi composta unicamente por Paul McCartney, após um sonho.

“Numa manhã de maio de 1965, Paul acordou com uma melodia na cabeça que tinha todo o frescor de um sonho. Imediatamente ele foi para o piano que havia no seu quarto em Wimpole Street, em Londres, e tocou a música inteirinha, completa, com primeira e segunda parte. Ainda não tinha letra e ele a chamou de Scrambled eggs. Mas Paul ficou encucado, achando que já tinha ouvido aquela melodia em algum lugar. Então passou vários dias mostrando para os amigos e perguntando se eles já não a conheciam. Não, ninguém nunca tinha escutado aquilo antes”

Por não ter nada em comum com outras músicas dos Beatles lançadas na época, os demais integrantes da banda achavam que seria melhor não lançá-la. Ufa…ainda bem que eles desistiram dessa viagem e ela saiu!

Sendo assim, “Yesterday”, foi a música mais regravada da História, segundo o Guinness Book, tendo sido regravada por outros cantores mais de 3 mil vezes!!! Entre os artistas que a regravaram estão Frank Sinatra, Ray Charles, Elvis Presley e Plácido Domingo.

E aí vai…

Bom…e por hoje é só pessoal! Espero que tenham gostado! Sempre que eu tiver a oportunidade eu deixarei aqui um pouco das regravações que fizeram parte da história do rock.



Uma resposta para “re- GRAVANDO!”.

  1. UAU!!! Adorei sua iniciativa de fazer um blog. Vai estar nos meus favoritos!!!

Deixe um comentário

About Me

Musicista/ Artista/ Instrutora de Consciência Corporal para Músicos com base na Técnica Alexander.

Newsletter